A Associação Espaço Educativo São Charbel iniciou suas atividades no ano de 1987 desenvolvendo ações filantrópicas através de visitas quinzenais realizadas por um grupo de pessoas. O objetivo principal era prover alimentação, cuidados básicos de saúde e higiene e atividades recreativas para 15 crianças na faixa etária de 2 a 6 anos e seus familiares na localidade do “Morro dos Anjos”, Caxambu, Município de Petrópolis.
Diante do aumento significativo de beneficiários somando-se a preocupação do grupo em manter e ampliar com novas atividades educativas, na busca de novos recursos a fim viabilizar a implantação das ações. Profissionais habilitados, novas parcerias bem como um espaço físico que permitissem o desenvolvimento do trabalho com a inclusão das crianças e jovens na sociedade. Assim, o atendimento passou a ser diário e diante da necessidade bem como a demanda gerada pela alta mortalidade de crianças até 2 anos de idade, foi estruturado de forma simples e organizado, o Berçário. Em 1991, nasce o Projeto PERSEVERE com objetivo de promover ações para o desenvolvimento humano de forma integral junto a crianças e jovens na faixa etária de 0 à 16 anos. As atividades são realizadas em contra turno escolar, de forma a contribuir para a redução da evasão e fracasso escolar e melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens da região do Morro dos Anjos em risco social.
Hoje, são atendidas 165 crianças e jovens, 95 (4 meses a 6 anos) período integral e 60 crianças e jovens (6 a 16 anos) no contraturno escolar. Atendemos em média 100 famílias com encontros de formação, trabalho de voluntariado e oficina de costura, com o objetivo de promover a integração junto às famílias. Ações desenvolvidas: alimentação, higiene pessoal, recreação, reforço escolar, oficinas de: música, canto, dança, artesanato, matemática, informática, teatro; passeios culturais e ecológicos, atendimentos psicológico e fonoaudiológico, encaminhamento aos profissionais da saúde e emissão de documentos e Jovem Aprendiz, encontros de formação, visitas e acolhimento às famílias, formação continuada da equipe de trabalho.